quarta-feira, 29 de novembro de 2023

A diabetes e a Fast-Food

 


A diabetes e a Fast-Food


Quem mora nos grandes centros urbanos não escapa da possibilidade de encontrar um restaurante do tipo fast-food bem próximo de sua casa. 


Às vezes até mais de um estão em nossas ruas, formando um corredor de comida ultraprocessada, e suas propagandas nos bombardeiam todos os dias. 

Hoje em dia, com a tecnologia dos aplicativos de delivery na palma de nossas mãos, fica ainda mais difícil resistir quando a fome bate e tem um hambúrguer convidativo a minutos de nossa casa. Já sabemos que comer em fast-foods compromete nossa saúde, mas recentemente um estudo aumentou o alerta sobre esse tipo de alimentação.

Essa pesquisa recente, feito nos Estados Unidos e publicado na revista Jama Network Open em outubro, analisou veteranos americanos (mais de 4 milhões) por aproximadamente 5 anos.

 Essas pessoas (em sua maioria homens brancos com média de 59 anos) viviam em várias partes do país, em diferentes tipos de bairro, urbanos e rurais, onde algumas pessoas tinham mais acesso a supermercados e mercearias, e outras em ambientes onde a maior oferta era de fast-foods.

A análise sugere que a disponibilidade de restaurantes fast-food estava associada ao aumento do risco de diabetes tipo 2, e em ambientes suburbanos e rurais, a disponibilidade de supermercados teve uma associação inversa. 

Durante o estudo, 13% dos participantes foram diagnosticados com diabetes tipo 2, e foi percebido que quanto mais próximos os participantes moravam de restaurantes fast-food, maiores eram as chances de que desenvolvessem diabetes. 

A conclusão do artigo sugere que um controle na oferta desses tipos de restaurante seja estudado.

Em grandes centros urbanos e com o ritmo de vida acelerado que vivemos, é muito comum ceder à ideia de uma comida rápida e fácil. Portanto, cuide-se! 

Existem várias formas de criar uma rotina onde cozinhar ou comer de maneira saudável seja prático e não gaste tanto o seu tempo.






quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Melhore a sua qualidade de vida com estas dicas

 


Melhore a sua qualidade de vida com estas dicas 



Manter e/ou adotar hábitos de vida saudável é essencial para melhorar a qualidade de vida, contribuindo para um impacto positivo na saúde física e mental. 


Desde a prevenção de doenças e promoção do bem-estar até à redução do risco de morte prematura, as vantagens são inúmeras. 

Assim sendo, se deseja melhorar a sua qualidade de vida, mas não sabe por onde começar, não se preocupe.


Tenha uma boa alimentação: 

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para uma vida mais saudável. 

Aliás, a DGS estima que, entre 2020 e 2050, o excesso de peso e as doenças associadas possam contribuir para uma diminuição da esperança média de vida em 2,2 anos. 

Ou seja, tudo o que comemos tem impacto na nossa saúde, por isso, devemos evitar alimentos processados e apostar em alimentos mais naturais e o menos embalados possível, ricos em minerais, fibras e vitaminas. 

E, no meio de tudo isto, não se esqueça de beber água e evitar todo o tipo de refrigerantes.



Faça exercício regularmente:


A atividade física regular é essencial para manter um corpo saudável. 

Entre as muitas opções possíveis, o surf tem-se destacado nos últimos anos e estima-se que haja 23 milhões de praticantes em todo o mundo.

 A modalidade contribui para o bem-estar, estimula o sistema imunitário, equilibra os níveis de serotonina e contribui para a redução do stress, além de promover um contacto próximo com a natureza, sendo que Portugal é um país particularmente propício para a prática do surf.



Tenha um sono de qualidade: 


O sono é muitas vezes descurado, mas uma boa noite de sono é essencial para uma boa qualidade de vida. Mais do que a quantidade de horas que dormimos, o que é realmente importante é a qualidade do sono, que ajuda na recuperação do corpo e da mente, dando-nos energia para enfrentar um novo dia.


Evite maus hábitos:


Evite coisas que são prejudiciais à saúde como é o caso do tabaco, do álcool e do açúcar. 


Faça check-ups regulares:

 Ir ao médico regularmente é muito importante para garantir que está tudo bem consigo e que está no caminho certo para uma vida saudável. 

Por isso mesmo, faça check-ups médicos e rastreios regulares e siga as orientações do seu médico.


Tire tempo para si: 

Aproveite para estar na sua companhia, sem se preocupar ou pensar em algo.

 Vá passear, apanhar ar puro e luz solar, leia um livro ou aproveite para tratar de si. 

Tirar tempo para estarmos connosco é essencial e irá, certamente, sentir-se melhor.


Lembrar de ser alegre e feliz a cada dia: 

Evite ambientes de stress, pessoas mais negativas e faça por melhorar a sua vida.







Porque é que estamos cada vez mais gordos ?

Hoje assinala-se o Dia Nacional de Luta contra a Obesidade Estudos mostram que a obesidade é mais passível de preconceito e discriminação do...